Obsessão (The Paperboy, 2013)

Obsessão (The Paperboy, 2013)

the-paperboy-official-poster-banner-promo-nacional-27junho201324 de Outubro, 2013

Sou grande fã de filmes de suspense/policial, como Seven, Hannibal entre outros e espero que filmes desse gênero me façam muitas vezes ficar intrigado grudado na cadeira. Obsessão (The Paperboy, 2013) é um daqueles filmes que te intrigam tanto que te fazem ficar até o último segundo para você ter certeza de que ele não vai te decepcionar.

Obsessão se passa numa pequena cidade no sul da Califórnia no ano de 1969, onde um Hillary Van Wetter (John Cusack) está no corredor da morte acusado de ter matado o xerife local, ele tem um relacionamento por cartas com uma bela loira, Charlotte Bless (Nicole Kidman) uma mulher por volta dos seus 40 anos e um tanto quanto depravada sexual que se apaixona pelo condenado e vai tentar provar a inocência de Hillary não medindo esforços para isso. Dois jornalistas do Miami Times, Ward Jansen (Matthew McConaughey), “quantos nomes com dois TT” e Yardley Acheman (David Oyelowo) convencidos que tem uma boa história em mãos, vão ao encontro de Charlotte, para tentar descobrir alguma evidência perdida, Ward nasceu nessa pequena cidade e se encontra com seu irmão mais novo Jack Jansen (Zac Efrom) um jovem que foi expulso da universidade e se vê apaixonado por Charlotte e querendo entender por que ela se apaixona pela figura doentia de Hillary. Então todos se vêem envolvidos em traições e descobertas dos lados sombrios de cada um. A história toda é narrada por Anitta (Macy Gray) que é a empregada negra da família Jansen, a história tem todo um clima tenso de época sobre preconceito racial e um pouco da liberdade sexual  e da mente do final da década de 60.

O filme é dirigido por Lee Daniels, diretor e produtor norte americano, de Preciosa, O Lenhador entre outros filmes. Nunca havia assistido nenhum filme dele, o que foi até bom por que fui sem nenhum expectativa pra esse filme, literalmente nenhuma, não assisti ao trailer, nem procurei sinopse ou elenco e foi um filme que me surpreendeu, primeiro tenho que falar da fotografia que está excelente e parece que tudo é filmado naquelas câmeras de mão de 8mm da década de 70, com tons amarelados e as externas com a luz do dia muitas vezes estourando a película, te fazem comprar a ideia de ser um filme da época. Os atores estão bem resolvidos em seus papeis, Nicole Kidman encarna muito bem Charlotte, que te faz pensar que a maquiagem faz muito bem a atriz, ela não está feia, mas você vê que ela é um ser humano, Matthew vende o personagem mais fechado que está tentando resolver o caso investigando tudo. John Cusack está ótimo no papel de condenado doentio e caipirão e protagoniza uma cena bizarra  – que te deixa com um certo nojo – envolvendo todos os jornalistas e o irmão, o que logo de cara te deixa meio chocado com tudo. Tem algumas cenas de nudez mas nada do que já não estejamos acostumados a ver. Mas a grande surpresa do filme foi Zack Efrom, que não é nem de longe um papel que concorreria ao Oscar mas serviu pra mostrar que Zack, muitas vezes alvo de preconceitos por ter feito papeis em High School Musical, é um cara que passou desses personagens e é capaz de interpretar personagens com mais personalidade e peso. Foi uma surpresa ver ele no filme e foi outra ver que ele tem um destaque no papel.

Eu não sou de fazer “mimimi” com nomes, mas esse nome tem um contexto em relação ao filme, em uma das cenas, Hillary usa o termo “paperboys”, de forma pejorativa aos jornalistas, para perguntar a Charlotte se aqueles eram os caras que iam tirar o dele da reta, então “Obsessão” não é um bom nome. Essa cena aparece no trailer.

É um bom filme, bem dirigido, uma ótima fotografia, personagens com personalidade, interessantes e bem interpretados pelos atores. Não é um filme do grande público e nem um filme para você se divertir, é um filme que te faz pensar e te traz certas sensações, muitas delas ruins. Se você já assistiu Ensaio Sobre a Cegueira vai entender do que eu estou falando. Um ótimo suspense policial, quem gosta do gênero vai ter uma boa sessão de entretenimento.
Obsessão está previsto para estrear dia 4 de outrbro de 2013, confira a agenda em sua cidade!

NOTA:

Vale o Ingresso, a Pipoca e Quero Ver de Novo
Vale o Ingresso e a Pipoca
Vale o Ingresso
Vale o Ingresso no Dia da Promoção
Teria Sido Melhor Ir Ver o Filme do Pelé

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*