Crítica: O Ataque (White House Down, 2013)

Crítica: O Ataque (White House Down, 2013)

oataqueFilmes onde os protagonistas se encontram em uma situação de grande desvantagem são bem comuns, ainda mais se os protagonistas em questão precisam passar o filme todo fazendo atos heróicos malucos pra salvar algo ou alguém mas, só tem um jeito dessa temática se tornar mais previsível do que isso: todo esse cenário ser uma desculpa pra exaltar ao máximo o patriotismo americano. Esse é o tipo de filme que hollywood simplesmente não pára de fazer!
Antes de qualquer coisa quero deixar claro que eu não faço parte daquele grupo de pessoas que odeia qualquer coisa que venha dos Estados Unidos ou ainda que exalte o “american way of life” de alguma maneira, eu reconheço que muitas coisas boas vem de lá sim e que, assim como qualquer nação, ali tá cheio de gente ruim e de gente boa também. Vale ainda mencionar que eu acho qualquer forma de patriotismo (seja ela de onde for) algo meio bobinho, um tanto quanto “quinta série” demais pro meu gosto.
Tendo dito isso fica claro que a temática de O Ataque (White House Down, 2013) não me chamou a atenção em nenhum momento em que a divulgação desse filme foi feita porque imaginei que seria apenas mais do mesmo e eu sei que muita gente teve essa mesma impressão que eu, e como assisti o filme, está na hora de deixar aqui minha humilde opinião sobre ele.
Se eu tivesse apenas uma frase pra resumir o filme eu diria: sim, é apenas mais do mesmo, porém isso seria tão vazio e bobo quanto um patriotismo qualquer, e como felizmente eu tenho um pouco mais de uma frase aqui nesse espaço, vou dizer a seguir a razão de eu pensar assim.
O filme conta a história de John Cale (Channing Tatum), que é um ex-soldado que tem um sonho de entrar para o serviço secreto para defender o presidente dos Estados Unidos. Só por isso o filme já mereceria o troféu Capitão América de patriotismo óbvio, mas prossigamos!
Paralelo a isso o presidente dos Estados Unidos (Jamie Foxx) está envolvido em um plano de fazer um acordo de paz com vários países ao redor do mundo (nesse momento o Capitão América não poderia estar mais orgulhoso), e algo muito estranho acontece, alguém adivinha?
Vai ganhar de presente uma caixa da paçoquinha quem respondeu: “a casa branca sofre um ataque”! Pois é, e isso tudo acontece enquanto John Cale estava convenientemente fazendo uma visita à casa branca com sua filha nesse exato momento.
O resto é simplesmente um monte de explosão e cenas bizarras de ação que fariam o Rambo atirando com uma metralhadora usando apenas uma das mãos parecer algo realmente sério e plausível.
Nos primeiros vinte minutos de filme é preciso rezar pra seja lá quem for o seu deus pra poder ter ânimo pra continuar, mas depois disso confesso que o filme funciona muito bem como entretenimento.
Esse é o tipo de filme que não tem absolutamente nada demais, apenas um monte de ação, heróis e vilões, todos muito plásticos, porém, ainda assim dá pra se divertir no cinema.
É aquele filme que você descobre estar passando na sua televisão em um domingo a tarde e decide não trocar de canal, fazer uma pipoca de microondas e até consegue se divertir um pouco com essa ação maluca toda que está acontecendo na tela. Se você estiver assistindo com amigos é ainda melhor, porque com certeza vocês poderão dar algumas risadas do filme.
No fim das contas é apenas um filme “farofa”, porém consegue distrair o espectador na maior parte do tempo. Quero dizer também que é bom não ir com grandes expectativas sobre o final, quem avisa amigo é!
Se você é fã desse tipo de filme há uma possibilidade de você gostar bem mais do que eu e acabar se divertindo horrores, porque o filme é bem produzido e dirigido, apesar do roteiro à la “Os Mercenários”.
Você tá um pouco interessado nesse filme ou pelo menos curioso? Eu digo: vá sim no cinema assistí-lo, mas espere o dia da promoção pra isso! O Ataque está previsto para estrear nos cinemas no dia 06 de Setembro de 2013, confira a agenda em sua cidade!

NOTA:

Vale o Ingresso, a Pipoca e Ainda Pago Pros Outros
Vale o Ingresso e a Pipoca
Vale o Ingresso
Vale o Ingresso no Dia da Promoção
Teria Sido Melhor Ir Ver o Filme do Pelé

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*