Anúncios Steam – SteamOS, Steam Machines e Steam Controller

anuncios
Não é de hoje que a Steam vem conquistando cada vez mais fãs ao redor do mundo e chamando a atenção de muita gente pelos ótimos serviços prestados e por possuir a política mais amigável a seu público já vista não só dentro da indústria dos games!
Começou como uma simples loja virtual da Valve onde a mesma poderia distribuir seus próprios jogos sem sofrer pressão por parte das outras distribuidoras e assim poder se concentrar sempre em fazer o melhor jogo possível e nunca em cumprir um prazo determinado por terceiros (Half-Life 3 que o diga).
Hoje, cerca de 11 anos após seu início, a Steam já conta com mais de 3000 jogos em seu catálogo e distribui virtualmente jogos de muitos Developers, sejam eles grandes e já consolidados ou pequenos, iniciantes e independentes.
Aliás, foi graças ao sucesso da Steam e sua abertura aos jogos indies que a Sony e a Microsoft foram obrigadas a repensar sua política de venda online de jogos e desenvolver respectivamente a PSN e a LIVE, porém ainda muito atrás da Steam em vários aspectos.
É claro que a Steam possui alguns pontos que ainda precisam ser melhorados, por exemplo a instabilidade que seu aplicativo apresenta em alguns momentos, trazendo assim um certo desconforto a seus jogadores, e isso é só pra citar um problema que nem chega a ser o fim do mundo.
Ainda quero citar rapidamente algumas das características da Steam que estão entre as grandes responsáveis por criar um público tão fiel e tão amigo da empresa participando e colaborando ativamente para seu crescimento:

Os Preços: Se você vai comprar um jogo virtual é evidente que terá menos custos do que um jogo físico, portanto só por isso seu jogo já sairia bem mais barato, porém a Steam ainda trabalha duro para fornecer preços bem competitivos a seus jogadores e como se isso já não fosse o suficiente, quando a Steam chegou oficialmente ao Brasil em Novembro do ano passado dando suporte a métodos de pagamentos nacionais ela não fez o que a maioria das empresas faz convertendo toscamente o valor dos jogos do dólar para o real mas através de uma boa pesquisa providenciou preços especiais para os brasileiros. Não vou nem comentar a “black friday” da empresa no ano passado fornecendo TODO O SEU CATÁLOGO com 50% de desconto, e isso não apenas em um dia, mas em uma semana inteira!

O Tratamento ao Público: A Steam possui um dos melhores suportes que eu conheço, sempre tratando muito bem seus clientes e fazendo o possível para deixar todos muito satisfeitos. Um dos exemplos claros disso é que se você comprar um jogo por lá, ele é seu pra sempre! Você pode instalá-lo e desinstalá-lo quantas vezes quiser e poderá jogá-lo com seus saves sempre à sua disposição na nuvem da Steam e a única coisa que eles exigem de você pra isso é que você esteja logado na Steam. Ainda vale citar o recente anúncio do sistema de family sharing da Steam onde os jogadores poderão emprestar sua biblioteca de jogos para até 10 outros jogadores simultaneamente para que eles possam jogar seus jogos de seus próprios computadores com a única condição de que o dono original não esteja jogando naquele momento.

O Incentivo à Comunidade: Existe uma grande incentivo à interação dos Developers com a comunidade através de liberação de betas dos jogos para os próprios jogadores avaliarem, grande incentivo a produção de conteúdo para os jogos da Valve, a já mencionada abertura a jogos indies de todos os tipos entre outros.

Não São Apenas Jogos: A Steam ainda conta com um pequeno catálogo de softwares que tem crescido aos poucos e promete causar uma revolução assim como fez com sua atração principal, os jogos.

Esses são apenas alguns dos pontos pelos quais a Steam se destaca de todas as suas concorrentes, mas já existia um pequeno rumor há algum tempo de que a Steam estaria tentando levar a experiência de seus jogos para a televisão e no ano passado lançaram o software Big Picture que já proporcionou um pequena amostra de como isso aconteceria. O Big Picture é compatível com joysticks convencionais e possui um formato de exibição bem prático que permite ao jogador conectar sua máquina a sua televisão a aproveitar uma quantidade considerável de jogos sentado em seu sofá.
Além disso ainda surgiram rumores de que a empresa estaria trabalhando em um hardware chamado SteamBox, que seria uma espécie de console oficial da Steam fazendo com que o único diferencial entre ela e as gigantes Sony e Microsoft simplesmente não existisse mais.
O tempo passou e os rumores não paravam de aparecer e a Steam como sempre parecia não estar com pressa de dar nenhum tipo de explicação e se concentrava apenas em fazer o melhor trabalho possível.
Desde semana passada a Steam deu um recado dizendo que durante essa semana três anúncios oficiais aconteceriam respectivamente na segunda-feira dia 23, na quarta dia 25 e na sexta dia 27 (hoje).
Até que os anúncios fossem feitos muito se especulou.

“Seria finalmente o Half-Life 3?”
“Será que dessa vez teremos de fato o Left 4 Dead 3?”
“Deve ser algo relacionado ao SteamBox, só pode!”

Pois é, os anúncios aconteceram e falarei sobre eles agora!


steamos
SteamOS

Na segunda-feira nos foi apresentado o SteamOS que é o sistema operacional gratuito que a Steam está desenvolvendo para rodar em computadores e outras máquinas (essa parte não tinha ficado clara no momento do anúncio). A proposta era apresentar um sistema bom e funcional altamente otimizado para a experiência do jogador. Juntamente com isso a Steam também anunciou que liberaria o código-fonte do sistema para quem quisesse baixar e “brincar” um pouco com ele.

Veja mais detalhes AQUI


na sala

Steam Machines

Superando todas as expectativas quanto ao SteamBox, na quarta-feira foi oficialmente confirmada a intenção de Steam em ter seu próprio hardware, porém não será apenas um e não será fabricado por eles. Ao que parece haverão várias configurações disponíveis fazendo com que o jogador possa escolher o que melhor se encaixa em seu bolso ou em sua experiência de jogo. Nesse ponto ficou bem mais claro pra que serviria o SteamOS. Eles também anunciaram que as máquinas entrariam e fase de testes beta, algo que não se vê todo dia em relação a hardwares! Você pode seguir as instruções de como se inscrever para essa fase e concorrer a uma das 300 máquinas que serão enviadas ainda esse ano gratuitamente para que os jogadores possam avaliar e dizer o que precisa ser melhorado.

Veja mais detalhes AQUI

steam controller
Steam Controller

Completando o ciclo de anúncios, nessa sexta-feira nos foi apresentado o Steam Controller, o joystick oficial da Steam. Com certeza o mais ousado e inovador dos três anúncios. O controle apresenta grandes diferenças em relação a seus concorrentes fazendo com que essa seja uma aposta realmente alta. Além disso, o controle será totalmente “hackeável” permitindo ao jogador desmontá-lo e fazer alguns experimentos através de ferramentas que serão fornecidas em breve pela própria Steam. O objetivo disso é aprimorar a experiência de jogo do controle e quem sabe até melhorar o design.

Veja mais detalhes AQUI

Ainda é muito cedo para chegar a qualquer tipo de conclusão e eu sou da opinião que sempre temos que esperar pra ver onde tudo vai dar, mas minhas expectativas estão bem altas e eu confio muito na Steam, por isso, mesmo que não seja a obra-prima destruidora das Sonys e Microsofts da vida que eu estou esperando com certeza será uma opção a mais para os jogadores, e o que é melhor: de qualidade!
E você? O que acha disso tudo?

Post Author: Lucas Mota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *